Cartografia Temática

Olá somos a CartôTema; Neste blog vocês encontrarão vários mapas temáticos, histórico da cartografia temática, Legislação Cartográfica, além de curiosidades sobre o meio ambiente, geoprocessamento e áreas afins.

Páginas

  • Início
  • Cartografia Temática
  • Mapas
  • Aplicações dos mapas temáticos
  • Legislação Cartográfica
  • Quem somos

Mapas

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Quem sou eu

CartôTema
Goiânia, GO
Somos alunos de graduação do Curso de Tecnologia em Geoprocessamento do Instituto Federal de Goiás. Este Blog foi criado com a finalidade de expor trabalhos feitos em sala de aula, representações qualitativas, quantitativas e ordenadas, mapas de planejamento urbano(a nível de aprendizado),pesquisas sobre o histórico da cartografia temática e legislação cartográfica. Este blog será avaliado pela nossa profª de Cartografia Temática, Anyela Nogueira. Porém temos grande interesse de manter o blog ativo após a avaliação.. Muito obrigada pela visita, e sintam-se a vontade para comentar.
Ver meu perfil completo

Alunos responsáveis pelo blog:

Amanda Dias França

Meriele Soares

Mirivan de Almeida

Leonardo Fernades

Camila Rodrigues Cunha

Arquivo do blog

  • ▼  2011 (8)
    • ▼  junho (3)
      • Código Florestal do Brasil.
      • Estudando Cartografia e Posicionamento por Satélit...
      • IBGE lança cinco novos mapas estaduais
    • ►  maio (5)

Sites relacionados

  • IFG
  • Inpe
  • SIEG

Total de visualizações de página

Seguidores

O que é Geoprocessamento?

O termo geoprocessamento denota a disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica e que vem influenciando de maneira crescente as áreas de Cartográfica, Análise de Recursos naturais, Tranportes, Comunicações, Energia e Planejamento urbano e Regional.

Atualmente, as Tecnologias de Geoprocessamento são utilizadas em diversas áreas, podemos citar algumas delas: Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Infraestrutura (energia elétrica, saneamento básico, transportes, telecomunicações), Segurança, Saúde, Arqueologia e Patrimônio Cultural, Agricultura, Educação, entre outras.

O Geoprocessamento tem sido identificado como uma das três áreas emergentes mais importantes e em desenvolvimento, junto com a nanotecnologia e a biotecnologia. As oportunidades de trabalho estão crescendo rapidamente e atualmente, em todos os estados brasileiros, faltam profissionais desta área de atuação.

O Ministério do Meio Ambiente utiliza essa tecnologia nos estudos técnicos que desenvolve, procurando estar sempre atualizado em relação aos avanços científicos nas áreas de obtenção, processamento e difusão de dados espaciais.

Área de Geomática

O termo Geomática é relativamente novo e representa uma evolução tecnológica no campo de atividades relacionadas com mapeamento, congregando novas tecnologias e campos de atuação, tais como sensoriamento remoto (interpretação e processamento de imagens de satélite), geodésia (posicionamento preciso de pontos por meio de satélites), cartografia (mapeamento digital), geoprocessamento, fotogrametria, topografia automatizada e sistemas de informação.

A área de Geomática trabalha com informações coletadas por satélites artificiais e plataformas aerotransportadas (aviões e naves espaciais), além de dados adquiridos em campo, por instrumentos acoplados a embarcações ou instalados sobre a Terra (receptores de satélite, teodolitos eletrônicos, estações totais). Esses dados, uma vez processados e manipulados com o uso de computadores e softwares específicos, geram mapas de diversos tipos, informações para monitoramento ambiental, planejamento urbano e rural, entre outros.

O Geoprocessamento atende à crescente popularização do sensoriamento remoto por meio das imagens de satélite, em programas televisivos e via Google Earth, fornecendo dados.
Tema Viagem. Tecnologia do Blogger.